Skip to main content Skip to search

Quem Somos

LÚMMEN OFTALMOLOGIA

Sua história tem início na década de 1970, quando um de seus fundadores, o oftalmologista Paulo César Silva Fontes, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), em parceria com outros três pioneiros oftalmologistas (Afonso Fatorelli, Pedro Moacyr de Aguiar e Miguel Ângelo Padilha), traz para o Brasil a inovadora técnica de facoemulsificação para cirurgia de catarata. Em 1978, para atender à crescente demanda de pacientes em diversas áreas da oftalmologia, a oftalmologista Mara Lúcia Machado Fontes, especialista em glaucoma, é convidada a fazer parte da equipe. Com a ampliação no número de atendimentos clínicos e cirúrgicos, Fontes, Fatorelli, Aguiar e Padilha inauguram, no início dos anos 1980, a Oftalmoclínica Botafogo, no Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no bairro de mesmo nome, no Rio de Janeiro. Na mesma época, Paulo César e Mara Fontes decidem levar o atendimento oftalmológico à Zona Norte e fundam a Oftalmoclínica Méier, na Rua Lucídio Lago, 210. Já no início da década de 1990, Paulo César e Mara Fontes idealizam, próximo à nova clínica, um centro cirúrgico exclusivo para tratamentos de doenças dos olhos. No dia 1o de março de 1996 esse projeto se torna realidade, com a inauguração do Hospital de Olhos do Méier (HOME), hoje referência em cirurgia ocular, inclusive entre oftalmologistas. Em 2005, a Lúmmen Oftalmologia ganha uma nova unidade: o Hospital Oftalmológico da Barra (HOBA) localizado na Avenida Armando Lombardi, 155, na Barra da Tijuca. Em 2006, o oftalmologista Bruno Machado Fontes passa a fazer parte da equipe médica e da direção da Lúmmen Oftalmologia. E, em 2007, em virtude do crescimento do número de pacientes, a Oftalmoclínica Méier é vendida e é inaugurada a Oftalmologia Centro de Microcirurgia e Diagnóstico, num casarão tombado pelo patrimônio municipal, na Rua Castro Alves, 23, também no Méier. Em 2008, a Lúmmen Oftalmologia inaugura a clínica no Leblon. Em outubro de 2019 a Lummen Oftalmologia, o Hospital de Olhos do Méier e o Hospital Oftalmológico da Barra se associam ao Grupo Opty, o maior grupo de oftalmologia da América Latina.

CLÍNICA DE OLHOS DOWNTOWN

Fundada em 1995 pelo médico Dr. Armando Augusto Guedes, referência em oftalmologia no Rio de Janeiro, teve sua primeira unidade no bairro de São Cristóvão. Em 1999 é inaugurada a unidade na Barra da Tijuca com a sua filha, Viviane Guedes, especialista em Glaucoma e atualmente a responsável técnica. No ano de 2003 o Dr. Jaime Guedes, especialista em córnea, se une ao corpo clínico da marca. A Clínica de Olhos Downtown se torna referência em saúde ocular na região. Em outubro de 2019 se associa ao Grupo Opty, o maior grupo de oftalmologia da América Latina.

Propósito

Melhorar a vida das pessoas, cuidando da  visão de forma inovadora  e inclusiva.

Visão

Liderar as transformações na oftalmologia para promover uma saúde ocular da mais alta qualidade e com acesso a todos, gerando valor para todo o ecossistema.